terça-feira, 26 de outubro de 2010

Seminário do Coren-BA reúne profissionais e estudantes de Enfermagem


Estudantes e profissionais de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde participaram do seminário promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-Ba) no último dia 19. O evento foi realizado no auditório da própria Secretaria e encerrado na quarta-feira, dia 20.

Na abertura do encontro, o Secretário de Saúde Rafael Pinto Cordeiro destacou a importância da iniciativa. “Acredito que o enfermeiro, sem desmerecer as outras profissões, é um dos profissionais mais presentes no dia a dia das ações de saúde. Eventos como este proporcionam a capacitação contínua destas pessoas, tão importantes no serviço de saúde”, salientou o Secretário.

A presidente do Coren-Ba Gícele Dórea ressaltou que os temas das palestras do evento foram escolhidos pelos próprios participantes. “Os assuntos que estamos trazendo partiram de sugestões dos próprios profissionais e estudantes de enfermagem”, frisou. Os temas “Responsabilidades Éticas e Legais da Enfermagem” e “Atuação da Enfermagem no Atendimento Pré-hospitalar” foram parte da programação da manhã da terça-feira. À tarde, foram realizadas palestras sobre “Tratamento de Feridas e Atuação da Enfermagem” e “Responsabilidade do Enfermeiro Frente aos Protocolos da Atenção Básica”.

Na quarta-feira foram apresentados os assuntos “Humanização da Assistência de Enfermagem” e “Sistematização da Assistência de Enfermagem (Sae) – Uma Exigência Legal”. Enfermeiros e estudantes que atuam em outros órgãos e cidades da região também estiveram presentes no encontro.