domingo, 24 de outubro de 2010

Conferência e mesa redonda tratam da organização político-profissional durante o Congresso de Enfermagem

Maria Auxiliadora Córdova Christófaro divide com os participantes do Congresso sua história de liderança, e a tortura sofrida na época da ditadura, como prévia à mesa redonda.



Antes de iniciar a discussão teórica, Maria Auxiliadora contou sua história de liderança e revelou a tortura sofrida nos porões da ditadura. “Meus alunos estão sentados aqui surpresos. Eu nunca tinha contado isso a eles”, disse. A professora aprofundou conceitos sobre organização da profissão, ética e moral, e defendeu a valorização do profissional de Enfermagem. “Quem levou a vacinação de varíola para o Vale de Jequitinhonha? Foram os enfermeiros e os trabalhadores do atendimento básico. E nós não valorizamos isso”, disse.

Em seguida, a mesa redonda de mesmo tema trouxe representantes de organizações políticas da categoria, como ABEn, Cofen e FNE. A presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Sílvia Casagrande, relatou que já houve um projeto de lei para diminuição da jornada de trabalho dos enfermeiros para 30 horas. “A pressão da patronal para não ver nossa reivindicação atendida é muito grande”, concluiu.

Manoel Néri da Silva, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), defendeu o fortalecimento da categoria através da através da atuação conjunta das organizações. “O Conselho é uma autarquia pública que possui limites legais, mas é preciso inovar e caminharmos todos juntos”.

A presidente da ABEn, Maria Goretti David Lopes, lembrou que a Associação já tem 84 anos e que, diferente do Cofen e FNE, é uma entidade civil de caráter privado. “Entendemos que devemos respeitar as competências de cada organização, mas com articulação na defesa dos interessas da Enfermagem”.
Substituindo o palestrante Gastão Wagner, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-presidente da ABEN Nacional, Maria Auxiliadora Córdova Christófaro, discursou na conferência sobre Organização Político Profissional: Responsabilidade Ética. A atividade foi uma preparação à mesa redonda que reuniu a atual presidente da ABEn, Maria Goretti David Lopes e do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva, e a presidente da FNE, Sílvia Casagrande.

Clique aqui e saiba tudo que aconteceu no 62º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem

Fonte : abenventos