terça-feira, 19 de outubro de 2010

COREN-BA destaca importância do Sistema COFEN/Conselhos Regionais no I Encontro realizado pelo SINTEFEM

Atendendo convite, o COREN-BA participou do 1º Encontro do Sindicato Intermunicipal Técnico de Enfermagem e Patologia Clínica e Trabalho (SINTEFEM), realizado no dia 24 de setembro, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia. Durante o evento foram ministradas palestras sobre “Saúde, Sexualidade e Qualidade”, “Direito Trabalhista e a Estrutura Sindical”, “Importância do Conselho para o Profissional de Saúde” e “Trabalho no Brasil”.
Lucia Farias falou, ainda, das ações do COREN-BA na gestão presidida por Gícele Dórea e das parcerias na luta pelas 30 horas e conclui afirmando que “até hoje não nos damos conta de quanto somos fortes”. A profissional aproveitou para convocar a classe a se unir em prol da causa de uma enfermagem de qualidade. 
Apesar da Bahia ter um total de 93.111 profissionais inscritos no COREN-BA, dos quais 79% são Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, é percebida uma baixa participação destes nos eventos promovidos para a categoria.  O COREN-BA está investindo na maior divulgação de seus eventos, para conhecer mais as dificuldades e o cotidiano de trabalho de todos os profissionais. 

O Sistema COFEN/Conselhos Regionais está apoiando todas as lutas da classe, e a união entre todos os órgãos e entidades que congregam a enfermagem, bem como realizando seu papel de órgão disciplinador e fiscalizador da profissão. Além disso vem investindo no aprimoramento e na qualificação dos profissionais, ministrando gratuitamente cursos, seminários, palestras, dentre outros. E só com o fortalecimento da classe que podemos conquistar melhorias, e é na busca incessante por conhecimento que vamos fazer uma Enfermagem digna e humana. 


Representando a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, a coordenadora do Projeto de Educação continuada, enfermeira Lucia Farias explanou sobre a importância do Sistema COFEN/Conselhos Regionais, suas normas, princípios e diretrizes, e destacou a importância do profissional na busca por seus direitos e deveres bem como os aspectos humanísticos do cuidar profissional.