terça-feira, 19 de outubro de 2010

2º Curso de Instrução, Atualização e Julgamento do Processo Ético é realizado em Salvador

Promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem - Cofen, com apoio do COREN-BA, o 2º Curso de Instrução, Atualização e Julgamento do Processo Ético foi realizado em Salvador nos dias 6, 7 e 8 de outubro. O evento tratou do novo Código de Processo Ético – Disciplinar da Enfermagem, que entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2011.

Estiveram presentes no evento presidentes, assessores jurídicos e conselheiros  responsáveis pela instrução de processos éticos do Coren-BA, Coren-DF, Coren-GO, Coren-MA, Coren-MG, Coren-MS, Coren-MT. Participaram da mesa de abertura do evento o presidente do COFEN Dr. Manoel Carlos Neri, a presidente do COREN-BA enfermeira Gícele Dória e a Conselheira Federal enfermeira Nadir Soares Vila Nova.
 A presidente do Coren-BA, Gícele Dórea, falou sobre a importância de capacitar os colaboradores. Gícele aproveitou para parabenizar o COFEN por esta iniciativa e ressaltar que é imprescindível preparar adequadamente os Conselhos no cumprimento de suas atribuições, atendendo o que confere os novos dispositivos da Resolução Cofen 370.
A Conselheira Federal Dra Rita Chamma participou do curso e o avaliou como uma ótima iniciativa, pró-ativa no sentido de discutir a resolução antes de ser implementada, uma vez que permite aos participantes dirimir dúvidas. Dra. Rita ressalta que, por outro lado, o encontro permite ao COFEN detectar possíveis dificuldades no trabalho com a referida resolução. “No decorrer do curso podemos observar a troca de experiência, além da integração dos participantes, o que enriquece com certeza todos os Conselhos Regionais e o COFEN”, afirma Rita. 
É importante ressaltar que as apresentações teóricas foram didáticas, abrangentes e ao mesmo tempo minuciosas, trazendo especificamente as mudanças que a nova resolução traz em relação a anterior. “Acredito que o grupo possa detectar as dificuldades encontradas e, após avaliá-las continuar oferecendo o curso, cada vez com mais qualidade. Ao mesmo tempo, parabenizo o COREN-BA pela organização, apoio, e pelo modo bahiano tão peculiar e gostoso de receber”, finaliza Rita Chamma.