quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Presidente do Cofen e do CFM discutem o fortalecimento das profissões

 
Uma agenda política comum aos Conselhos Federais de Enfermagem e Medicina foi a principal pauta da reunião corrida entre Manoel Carlos Neri Silva, Presidente do COFEN, e Roberto Luiz D'Ávila, presidente do CFM, ontem (15), durante uma visita de cortesia feito pelo primeiro a convite do segundo. 


Durante o encontro ficou acertado que os dois principais conselhos da área da saúde vão iniciar um processo de aproximação, visando a construção de uma agenda que contemple o fortalecimento das profissões. O primeiro ponto a ser colocado em pauta é uma campanha para coibir a proliferação de cursos de formação sem as condições ideais para seus funcionamentos. O segundo, conforme acertado, é a defesa pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde, entre outros. 

Em relação ao projeto de lei que trata da regulamentação da Medicina (Ato Médico), principal dissenso entre os dois conselhos, ficou acordado que será aberto um canal de conversação entre o COFEN e CFM de modo que resguarde a lei do exercício profissional da enfermagem.

 “O presidente do CFM demonstrou interesse em estreitar os laços entre as duas principais Autarquias Federais da área de Saúde e se colocou a disposição para que possamos construir uma agenda comum de lutas para o fortalecimento das profissões. Ficou acertado ainda que vamos trabalhar para impedir que haja extrapolação na atuação em áreas que são legalmente limitadas ao exercício de cada profissão”, anunciou Neri. 
Para Manoel Carlos, é preciso que o exercício profissional se atenha as suas respectivas áreas de atuação regulamentadas pela legislação vigente. “A enfermagem trabalha em equipe com a Medicina e jamais vai exercer competências além dos limites estabelecidos em lei”, disse.

Roberto D'Ávila, a convite do presidente Manoel Carlos Neri, prometeu retribuir a visita na próxima reunião plenária do Conselho Federal de Enfermagem, na sede do Cofen.


Fonte: COFEN