quinta-feira, 25 de novembro de 2010

COREN-BA empossa a 3ª Comissão de Ética do Hospital Santa Izabel

 
Na ultima sexta-feira, dia 19 de novembro, foi empossada a 3ª Comissão de Ética do Hospital Santa Izabel, em Salvador. A posse aconteceu durante um seminário que abordou temas como Ética Profissional (Dr. Maurício Nunes), Ética Moral e Bioética (Profª  da Escola Bahiana de Enfermagem Enfª Juliana Amaral) e Ética e Exercício Profissional (Enfº Fiscal do COREN-BA Antonio Carlos Silva Filho). 




Após finalizadas as palestras, a presidente do Coren-Ba, Dra Gícele Dórea, iniciou a posse parabenizando a Gerência de Enfermagem do Hospital pela iniciativa da criação do botton para identificação dos membros da Comissão. Gícele realizou ainda a entrega do certificado, Código de Ética e carteira de identificação do grupo.

                             

A Enfª Darlene Silva de Azevedo, presidente da III Comissão de Ética de Enfermagem, falou sobre a importância da iniciativa e sobre o papel da mesma para a Enfermagem como um todo. “Fiquei feliz por ter sido eleita por minhas colegas para compor a III Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Santa Izabel. Quero desempenhar da melhor forma o meu papel enquanto presidente e juntamente com os demais membros, promover as condutas éticas dos profissionais de enfermagem no HSI”, afirmou Darlene ao tomar posse.

Para a presidente do Coren-Bahia, a instituição avança ao instalar a comissão, que atuará em conjunto com as Gerências e as diretorias de enfermagem para a qualificação e cumprimento do Código de Ética que rege a profissão. Gicele Dórea colocou o COREN-BA à disposição da instituição e da comissão, ressaltando que “pelo menos um representante do grupo deverá participar das reuniões mensais que são realizadas na sede do órgão coordenadas pela Câmara Ética”.   

                   

Gícele ressalta ainda a importância da criação das Comissões de Ética de Enfermagem nas Instituições para o fortalecimento das categorias e informa que o COREN-BA disponibiliza manual com orientações para implantação das Comissões de Ética além de assessorar no processo de criação das mesmas. 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cofen dá início ao projeto de descentralização do registro e cadastro

Os responsáveis pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) dos Conselhos Regionais de Enfermagem se reuniram hoje (24), em Brasília, para conhecerem e aprenderem os requisitos que visam dar agilidade a descentralização do registro e cadastro e, consequentemente, celeridade a emissão das carteiras profissionais. 

Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do Cofen, lembrou dos problemas enfrentados pelo sistema devido ao atraso na emissão das carteiras profissionais, visto que a centralização desses serviços no Conselho Federal foi o principal motivo do problema. 

Para Manoel Carlos, com o processo de descentralização, repassando aos regionais a responsabilidade pelo registro e cadastro, proporcionará aos profissionais de enfermagem agilidade na aquisição do seu documento. “Acredito que assim que o sistema estiver totalmente implantado os profissionais de enfermagem vão poder receber suas carteiras profissionais no máximo em 15 dias”, disse. 

O Cofen espera que os Conselhos Regionais adquiram o mais breve possível as máquinas de scanners para que o projeto seja implantado. Os CORENs de Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Acre e Amazonas, considerados menores economicamente, receberam os Scanners (marca HP scanjet 92410) custeados pelo próprio Conselho Federal.

 
Fonte: COFEN

sábado, 20 de novembro de 2010

4º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE SAÚDE MENTAL NO TRABALHO

Realização:Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho no Estado de Goiás - FSSTGO
                      Instituto Goiano de Direito do Trabalho – IGT


Data: 11, 12 e 13 de novembro de 2010

Local: Auditório da ASMEGO (Rua 72, esquina com BR-153, nº 272 - Jardim Goiás Goiânia\GO)


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Entidades representativas da enfermagem ministram palestra na FTC

 
Alunos dos 4º semestre do curso de enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) – pólo de Feira de Santana,  promoveram na tarde de ontem (18), o I Simpósio sobre a Enfermagem e a importância das sua entidades representativas: COREN, Aben e Sindicato.

Na ocasião, todos  tiveram a oportunidade de conhecer as funções de cada uma das entidades e tirar dúvidas sobre as responsabilidades destas para com a categoria.

O Conselho Regional de Enfermagem é um Órgão de Fiscalização Profissional que tem como objetivos básicos, disciplinar e fiscalizar o Exercício Profissional, zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam, bem como pelo acatamento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.


Ao elogiar a iniciativa, o Enfº Fiscal Antonio Carlos Silva Filho representando a presidente do Coren-BA Gícele Dórea, comentou sobre a necessidade dos alunos conhecerem e se aproximarem das instituições que defendem a categoria. “Na minha época de estudante, eu não tive uma oportunidade como essa, de conhecer as entidades e saber como atuam. É essencial que vocês saibam quem defende a profissão que escolheram para seguir”, aconselhou Enfº Antonio.



Responsável por oferecer um momento como esse às turmas de sua disciplina, a professora Magna Andrade acredita que tal conhecimento deve ser adquirido logo no início do curso. “Os alunos da graduação tem uma formação muito técnica e a proposta do evento seria de obter conhecimentos sobre a atuação das entidades de classe representativas, para pode lutar pelos e seus direitos e conhecer seu deveres como profissionais”, disse.

Além da aquisição de conhecimento, os estudantes da FTC foram contemplados, pelo Coren-BA, com exemplares da revista científica do Cofen - Enfermagem em Foco e com o Código de Ética da Enfermagem. 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cofen se mobiliza para impedir aprovação do Ato Médico

Atentos às movimentações em torno do Projeto de Lei nº 7.703/2006 (PLS 268/2002), conhecido como Ato Médico, os conselhos profissionais de saúde mais uma vez se mobilizam para impedir a sua aprovação, na forma como chegou ao Senado.

Para impedir que isso aconteça, os demais conselhos profissionais da saúde solicitam a realização de uma audiência pública, onde possam expor as opiniões e esclarecer os problemas da atual redação do projeto.

“Por ser um projeto polêmico que pode atingir mais de oitenta porcento dos profissionais da área, visto que cria óbices ao exercício profissional, os trabalhadores da enfermagem brasileira (1.5 milhões) requer que a CCJ convoque uma audiência pública para que possam expor as opiniões e esclarecer os problemas embutidos na redação do PL”, declarou o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, em ofício encaminhado ao presidente do Senado Federal, senador José Sarney.

Neri ressaltou ainda por meio do documento que “o Ato Médico é uma propositura que está em tramitação no Poder Legislativo Nacional há 8 (oito) anos, mas sem a devida discussão sobre os artigos que afetam as demais profissões, razão pela qual não deve ser aprovada antes que sejam plenamente atendidas as reivindicações e prerrogativas das demais profissões atingidas”.

De forma a fortalecer essa luta, o presidente do Cofen conclama também que todos os Conselhos Regionais de Enfermagem pressionem, por carta, e-mail ou telefone, os senadores dos seus estados, para que não aprovem o Ato Médico nessa legislatura, uma vez que muitas discussões acerca do mesmo se fazem necessárias.Vale ressaltar que a intenção não é ir de encontro à proposta de regulamentação da profissão médica, mas impedir que o PL, por meio do seu texto atual, torne privativos da classe médica todos os procedimentos de diagnósticos sobre doenças, indicação de tratamento, realização de procedimentos invasivos e a possibilidade de atestar as condições de saúde, o que limitaria a atuação das demais profissões da área e o trabalho de equipes multidisciplinares.

Atualmente, este se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e, por uma solicitação da classe médica, corre o risco de ser votado em caráter de urgência, neste caso, atropelando o seu rito normal de tramitação, indo direto para o plenário da Casa.


Fonte: COFEN

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Profissionais e representantes de entidades parabenizam o COREN-BA pela iniciativa de realização do Projeto de educação continuada

Em seu segundo ano de atividade, o Projeto Crescer, Seminário de educação continuada beneficiou a cidade de Teixeira de Freitas e região. Realizado nos dias 10 e11 de novembro, no Auditório da Câmara de Vereadores, o evento contou com a presença 200(duzentos) profissionais de enfermagem.
 
 Esse dado mostra o sucesso que o Projeto  vem alcançando. Cidades como Teixeira de Freitas, que fica a 900 km da capital baiana e é carente de iniciativas voltadas para o aprimoramento profissional, demonstra através de participação que está satisfeita com a iniciativa do COREN-BA, na atual gestão da Enfermeira Gícele Dórea.
 
Os Seminários do Projeto atingem as cidades do interior da Bahia, e vem sendo realizado nas localidades que possuem representações  do COREN-BA, com apoio da comunidade local e Fiscais responsáveis das Subseções. A presidente Gícele Dórea reafirma a proposta do evento gratuito, destinado a atualização e o aprimoramento dos profissionais e promoção de discussões e debates sobre as questões da enfermagem.

Confira depoimentos de diversos profissionais e representantes de entidades de Teixeira de Freitas e região que participaram da realização do Projeto Crescer. 

Vagner Pereira Fernandes - Secretário Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas. A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, parabeniza o Conselho de Enfermagem COREN  - BA, pela iniciativa do “ Projeto Crescer” que busca o aprimoramento e integração dos profissionais de enfermagem, técnicos e auxiliares de enfermagem, para exercer  sua fundamental importância  na execução das políticas públicas. Refletindo assim na  melhoria da qualidade vida da população do extremo sul baiano. 


Rogéria Silva Lopes – Enfª Vice-presidente da Associação dos Enfermeiros do Extremo Sul da Bahia - ASSESB. Pelo segundo ano consecutivo somos agraciados pelo Projeto Crescer no nosso município, o que proporciona a todos os profissionais, além de crescimento teórico, um espaço para troca de experiência com colegas que chegam de outros municípios. Neste sentido, nossa profissão necessita de eventos como este. A Associação dos Enfermeiros do Extremo Sul da Bahia parabeniza e agradece ao COREN-BA.




Jucimara Zocolotti de Aquino – Enfª Professora da Faculdade Pitágoras. Dentre as atribuições das entidades de classe é de suma importância que o COREN busque, além de ser um órgão fiscalizador, o preparo para os profissionais, melhorando assim o atendimento e reconhecimento de nossa profissão como ciência. Parabéns ao COREN-BA e ao empenho do Enfº Fiscal da subseção de Teixeira, Aélio Duque.




Andressa da Silva Montarroyos – Enfª Coordenadora de Enfermagem Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Parabenizo o COREN-BA por oportunizar a realização do “Projeto Crescer” em nossa cidade, que de forma singular contribuiu para o aprimoramento de nossos conhecimentos. É gratificante a apresentação de seminários ministrados por profissionais renomados. Que venham outros para nossa região! 



Isabel Costa dos Santos – Técnica de Enfermagem de Medeiros Neto, município próximo a Teixeira de Freitas. Achei maravilhoso, apesar de ser a primeira vez que participo. Acho legal e quero participar mais vezes, porque hoje em dia quem trabalha na saúde não pensa só em remuneração, mas também em aprender mais, dar amor, carinho e compreensão.






Josiani Lopes Soares – Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica de Lajedão, município próximo a Teixeira de Freitas. Posso considerar que o Seminário foi de grande proveito para o aprimoramento dos meus conhecimentos e crescimento profissional. Acredito na importância da continuação desse projeto nos próximos anos, pois é de grande relevância para a enfermagem.



Reafirmando a proposta da atual gestão em conformidade com o cumprimento à norma legal determinada na Lei 5.905/73 – art. 8º, inciso X. na realização do Projeto de educação continuada, a Presidente Gícele Dórea convoca os profissionais a participar e interagir com o COREN-BA, dando sugestões para que a cada Encontro, possa ser aperfeiçoado, oferecendo Seminários, Palestras e/ou Oficinas cada vez mais qualificado.

Clique aqui e veja fotos do evento

domingo, 7 de novembro de 2010

COREN-BA realiza curso de Capacitação em Sistematização da Assistência de Enfermagem



O Curso de Capacitação em Sistematização da Assistência de Enfermagem, promovido pela Câmara Técnica de SAE do COREN-BA com o apoio do COFEN, trouxe a Salvador a Enfª Dra Alba Lúcia Bottura Leite de Barros, Professora e Diretora da Escola Paulista de Enfermagem – UNIFESP. O evento foi realizado nos dias 29 e 30 de outubro, na sede da Atualiza em Salvador.


O curso está na quarta aula e vem obtendo uma avaliação bastante positiva. Para a Enf. Viviane Wolfovitch, Coordenadora de Enfermagem da Fundação Bahiana de Cardiologia, a sua participação no curso é uma “oportunidade de ‘REaprender’ a SAE, com a segurança de esta respaldada pelo Conselho de Enfermagem, que tem disponibilizado as ferramentas que faltavam para concluir a implantação do Processo de Enfermagem na instituição em que trabalha”.    

De fato, o COREN-BA junto com o COFEN tem buscado instrumentalizar os gerentes de enfermagem e professores dos cursos de graduação em enfermagem, com o embasamento teórico e prático através dos relatos de experiências de profissionais com vivência na implantação da SAE.  

A acadêmica de enfermagem da FTC de Jequié, Thaise Guerra, aluna do curso, define a capacitação em SAE como “o grande passo que o COREN-BA tem dado para estimular os graduandos e profissionais enfermeiros a exercerem o seu principal papel, o cuidar da pessoa, família e comunidade através de uma assistência sistematizada, com excelência e conhecimento”.  

Os coordenadores do curso, Enf. Rudval Souza e Enf. Marilaine Ferreira, têm trabalhado junto aos demais membros da CTSAE para que de fato possamos alavancar a implantação da SAE nas instituições de saúde públicas e privadas do Estado da Bahia. Afinal de contas, esta é uma oportunidade da troca de experiências entre os gestores, professores, acadêmicos e profissionais com vivência em uma assistência de enfermagem sistematizada.  

A próxima aula contará com a presença da Enfª Dra. Maria Miriam Lima da Nóbrega, da UFPB, que trará para os baianos sua experiência na utilização da CIPE – Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para a definição de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem.
Dra Alba é a responsável pela consultoria e supervisão técnica da edição brasileira dos “Diagnósticos de Enfermagem da NANDA – Definições e classificações 2009 – 2001”, além de ter participado das obras NIC e NOC, relacionadas a Classificações de Intervenções e  Resultados de Enfermagem, respectivamente. 

Em sua aula, Alba abordou as estratégias para implantação do Processo de Enfermagem através da SAE nas instituições de saúde. Para que isso aconteça, é necessário dar o primeiro passo ao constituir um grupo de estudos sobre a SAE; definir a filosofia institucional; o modelo de assistência; construir o instrumento de coleta de dados direcionado a realidade da clientela da instituição; oferecer cursos de aprimoramento para os profissionais da equipe de enfermagem; definir as classificações para diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem a serem utilizadas, bem como frisou a importância de publicar os resultados desse trabalho, para que outras instituições sintam-se motivadas e passem a implanta a SAE em seus serviços.
A Profa. Alba chamou a atenção dos participantes para o fato de que a assistência de enfermagem sistematizada valoriza a Enfermagem enquanto profissão, demonstrando o seu valor social.
A colaboradora do Projeto
do Curso de Capacitação em SAE -
Daiane de Almeida Lopes, entregando o material
a acadêmica de Enfermagem da BAHIANA – Flávia.


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Blog do Programa Proficiência

BLOG

O Blog do Programa Proficiência será alimentado por textos enviados por você, profissional de Enfermagem. Basta escrever seu texto, contando uma experiência vivenciada na área de Enfermagem ou sobre algum tema relacionado aos cursos do Programa Proficiência e enviar para: faleconosco.proficiencia@ibacbrasil.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Dúvida suas experiências com outros Profissionais! Envie sua história!

Para ler as histórias enviadas acesse a seção "Blog" do site da Proficiência: http://www.programaproficiencia.com.br/

Fonte: Programa Proficiência