domingo, 7 de novembro de 2010

COREN-BA realiza curso de Capacitação em Sistematização da Assistência de Enfermagem



O Curso de Capacitação em Sistematização da Assistência de Enfermagem, promovido pela Câmara Técnica de SAE do COREN-BA com o apoio do COFEN, trouxe a Salvador a Enfª Dra Alba Lúcia Bottura Leite de Barros, Professora e Diretora da Escola Paulista de Enfermagem – UNIFESP. O evento foi realizado nos dias 29 e 30 de outubro, na sede da Atualiza em Salvador.


O curso está na quarta aula e vem obtendo uma avaliação bastante positiva. Para a Enf. Viviane Wolfovitch, Coordenadora de Enfermagem da Fundação Bahiana de Cardiologia, a sua participação no curso é uma “oportunidade de ‘REaprender’ a SAE, com a segurança de esta respaldada pelo Conselho de Enfermagem, que tem disponibilizado as ferramentas que faltavam para concluir a implantação do Processo de Enfermagem na instituição em que trabalha”.    

De fato, o COREN-BA junto com o COFEN tem buscado instrumentalizar os gerentes de enfermagem e professores dos cursos de graduação em enfermagem, com o embasamento teórico e prático através dos relatos de experiências de profissionais com vivência na implantação da SAE.  

A acadêmica de enfermagem da FTC de Jequié, Thaise Guerra, aluna do curso, define a capacitação em SAE como “o grande passo que o COREN-BA tem dado para estimular os graduandos e profissionais enfermeiros a exercerem o seu principal papel, o cuidar da pessoa, família e comunidade através de uma assistência sistematizada, com excelência e conhecimento”.  

Os coordenadores do curso, Enf. Rudval Souza e Enf. Marilaine Ferreira, têm trabalhado junto aos demais membros da CTSAE para que de fato possamos alavancar a implantação da SAE nas instituições de saúde públicas e privadas do Estado da Bahia. Afinal de contas, esta é uma oportunidade da troca de experiências entre os gestores, professores, acadêmicos e profissionais com vivência em uma assistência de enfermagem sistematizada.  

A próxima aula contará com a presença da Enfª Dra. Maria Miriam Lima da Nóbrega, da UFPB, que trará para os baianos sua experiência na utilização da CIPE – Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para a definição de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem.
Dra Alba é a responsável pela consultoria e supervisão técnica da edição brasileira dos “Diagnósticos de Enfermagem da NANDA – Definições e classificações 2009 – 2001”, além de ter participado das obras NIC e NOC, relacionadas a Classificações de Intervenções e  Resultados de Enfermagem, respectivamente. 

Em sua aula, Alba abordou as estratégias para implantação do Processo de Enfermagem através da SAE nas instituições de saúde. Para que isso aconteça, é necessário dar o primeiro passo ao constituir um grupo de estudos sobre a SAE; definir a filosofia institucional; o modelo de assistência; construir o instrumento de coleta de dados direcionado a realidade da clientela da instituição; oferecer cursos de aprimoramento para os profissionais da equipe de enfermagem; definir as classificações para diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem a serem utilizadas, bem como frisou a importância de publicar os resultados desse trabalho, para que outras instituições sintam-se motivadas e passem a implanta a SAE em seus serviços.
A Profa. Alba chamou a atenção dos participantes para o fato de que a assistência de enfermagem sistematizada valoriza a Enfermagem enquanto profissão, demonstrando o seu valor social.
A colaboradora do Projeto
do Curso de Capacitação em SAE -
Daiane de Almeida Lopes, entregando o material
a acadêmica de Enfermagem da BAHIANA – Flávia.