quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cofen decide mudar sede do 14º CBCENF para Curitiba

 



O 14º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que seria na cidade do Rio de Janeiro, vai ser realizado na cidade de Curitiba (PR), entre os dias 08 a 12 de agosto.

O plenário do Cofen resolveu mudar a sede do congresso do Rio de Janeiro para Curitiba devido problemas  estruturais de acesso ao RioCentro (local do evento) e dos custos orçados que ficaram acima do estabelecido para os gastos com o evento.

A Comissão Científica, coordenado pela Doutora Rita de Cássia Chamma, escolheu como tema central 'A dimensão social da enfermagem: para além dos setores públicos e privado'. Os eixos que deverão nortear os debates são: A enfermagem e o terceiro setor, ética e legislação em enfermagem e empreendedorismo.

As inscrições deverão ser abertas pela internet na segunda quizena de março
Fonte : COFEN

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ministro se reúne com secretários de Saúde dos 16 estados em risco muito alto de epidemia de dengue

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reuniu-se nesta quarta-feira (19), em Brasília, com os secretários de Saúde de 15 dos 16 estados em risco muito alto de enfrentar epidemia de dengue em 2011. O encontro teve o objetivo de reforçar as ações de controle da doença e de preparação da rede de saúde para atendimento aos pacientes, nos estados e municípios. “Temos que ter a plena convicção de que a dengue, além dos desafios locais, será o primeiro grande desafio comum a todos nós, nas três esferas de governo”, destacou o ministro.

Acompanhado dos secretários de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, e de Gestão Estratégica e Participativa, Odorico Monteiro, o ministro Padilha reforçou a importância de ações integradas entre diversas áreas para o enfrentamento da doença, incluindo setor público (saúde, limpeza urbana, saneamento e abastecimento de água, educação, meio ambiente, etc.) e privado e organizações da sociedade civil. O Rio de Janeiro não enviou representante. Mas o ministro já esteve no estado no último dia 7 de janeiro e fará nova visita neste sábado (22).

Monitoramento online

No encontro, foi anunciado que as formas graves da doença e os óbitos suspeitos por dengue terão de ser informados ao Ministério da Saúde dentro de 24 horas. Uma portaria regulamentando a notificação deverá ser publicada nos próximos dias. Dengue já é uma das 44 doenças de notificação compulsória em todo o país.

O monitoramento dos casos será feito por um sistema online, que está em fase de testes e deverá ser lançado nas próximas semanas. O sistema será alimentado por estados e municípios e poderá ser acompanhado em tempo real pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde – Ministérios e Secretarias Estaduais e Municipais. Serão utilizados mapas virtuais para mostrar a distribuição geográfica, indicando o município onde ocorreu o caso grave ou a morte por dengue.

A partir da implantação do sistema, o Ministério da Saúde fará monitoramento diário dos óbitos e semanal dos casos graves, em 70 municípios considerados prioritários no momento. “O acompanhamento minucioso nos permite identificar se houve problemas relacionados ao atendimento do paciente nas unidades de saúde”, explica o secretário Jarbas Barbosa.

Esses 70 municípios foram definidos com a aplicação do critério de densidade populacional, previsto na ferramenta Risco Dengue – que identificou os 16 estados com risco muito alto de epidemia. O indicador de população foi utilizado nas 178 cidades com alto índice de infestação pelo mosquito transmissor, apontadas pelo Levantamento do Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em dezembro de 2010.

Veja a apresentação feita no encontro.
Ouça o áudio
parte 1
parte 2
parte 3

Fonte:MS
dengue / reunião MS

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DST/AIDS

A coordenação estadual de DST/Aids tem investido na efetivação da política de descentralização das ações de prevenção e assistência às doenças sexualmente transmissíveis/HIV/Aids. Para isso, vem promovendo continuamente a capacitação de profissionais nas áreas de vigilância epidemiológica, conselhamento em DST/HIV/Aids, prevenção da transmissão vertical de HIV e sífilis, manejos clínico e avançado e DST/HIV/Aids.

A fim de assegurar uma atenção de excelência e melhoria da qualidade de vida dos portadores da doença, o CEDAP - Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa - também se encontra constantemente em processo de implantação de novas tecnologias, com qualificação dos recursos humanos, por meio de treinamentos, capacitações e educação permanente, com desenvolvimento e apoio à pesquisa, que oferece assistência integral, cuja abordagem interdisciplinar objetiva o diagnostico e a adesão das pessoas que vivem com HIV/Aids à Instituição e ao tratamento antirretroviral.

Na Bahia, desde 1984, quando foi notificado o primeiro caso de Aids, até o ano passado, os dados da Sesab mostram o registro de 10.234 casos da infecção, sendo 9.891 na população adulta. Desde a instituição, pelo Ministério da Saúde, da política de incentivo, a coordenação estadual tem intensificado esforços para aprimorar os processos de planejamento e programação das ações para melhorar a resposta à epidemia no estado.

Com a distribuição gratuita de medicamentos aos brasileiros que necessitam do tratamento de aids, houve um aumento na sobrevida e uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes portadores do HIV. Atualmente, cerca de 180 mil pessoas recebem tratamento de aids fornecido pelo Ministério da Saúde e distribuído gratuitamente na rede pública de saúde.

Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa - CEDAP

Rua Comendador José Alves Ferreira, 240, Garcia
CEP: 40.100-160 - Salvador, Bahia
Tels.: (71) 3116-8888 / 3116-8889
Fax: 3116-6008

Fonte:Sesab-Ba

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MuNEAN lança ciclo de palestras

O Projeto foi idealizado para possibilitar o contato crítico com temas de grande interesse para os estudantes e profissionais da área de Enfermagem, por meio de palestras com profissionais de comprovada experiencia.
Confira aqui a planilha de cursos

O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery inicia sua contribuição no fomento para reflexões sobre a área da enfermagem desencandeando socialização e produção de conhecimento para beneficio social.



Fonte: COFEN

Anvisa proíbe medicamentos

A diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria da Saúde do Estado, informa à população que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, como medida de interesse sanitário, a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, do lote número 1051749 (validade até 01/12/2012) do produto Solução de Cloreto de Potássio 10% e 19,1%, fabricado pela empresa Equiplex Indústria Farmacêutica Ltda., localizada em Aparecida de Goiânia, Goiás, por apresentar desvio de rotulagem.

A Anvisa também determinou, como medida de interesse sanitário, a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, do medicamento Balcor (Cloridrato de Diltiazem), nas concentrações de 30 e 60mg (comprimidos de liberação imediata) e 90, 120 e 180 mg (cápsulas com grânulos de liberação retardada), fabricado por Laboratórios Baldaccci S/A, com sede em São Paulo, SP, por não atender às exigências regulamentares da Agência.

A.G. Mtb 696/BA
Vigisanit/alerta6

Fonte: Ascom Sesab

População de Periperi se mobiliza contra dengue

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizará, na próxima quarta-feira (19), uma mobilização contra a dengue. A ação, que será feita em parceira com Associação de Moradores de Colinas3, acontecerá a partir das 9h em Periperi, no conjunto Colinas 3, próximo ao Hospital do Subúrbio, em Salvador. A mobilização será mostrada em todo o país através de um VT produzido por uma equipe de reportagem do Ministério da Saúde. O vídeo servirá como incentivo ao combate à doença. No ano de 2010 foram notificados 59.836 casos de Dengue na Bahia, correspondendo a uma redução de 52,6% em relação ao ano de 2009, quando foram notificados 123.266 casos.

Ascom Sesab

domingo, 16 de janeiro de 2011

Reunião editorial da revista Enfermagem em Foco acontece de 11 a 14 de janeiro


Tratando sempre de assuntos notáveis na área de enfermagem e saúde, levando ao leitor mais informação com matérias e trabalhos científicos importantes para o conhecimento, os editores da revista Enfermagem em Foco se reúnem de 11 a 14 de janeiro para o planejamento, debate de pautas e organização editorial de novos exemplares.



As reuniões visam sempre a melhoria da revista para a satisfação de seu público e foco: Os enfermeiros. 

Com esta intenção será lançado um número especial da revista abordando o Seminário Nacional de História da Enfermagem, realizado em maio de 2010 em Salvador-BA, descrevendo o rumo da Enfermagem no Brasil até os dias atuais.


Fonte: COFEN