quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DST/AIDS

A coordenação estadual de DST/Aids tem investido na efetivação da política de descentralização das ações de prevenção e assistência às doenças sexualmente transmissíveis/HIV/Aids. Para isso, vem promovendo continuamente a capacitação de profissionais nas áreas de vigilância epidemiológica, conselhamento em DST/HIV/Aids, prevenção da transmissão vertical de HIV e sífilis, manejos clínico e avançado e DST/HIV/Aids.

A fim de assegurar uma atenção de excelência e melhoria da qualidade de vida dos portadores da doença, o CEDAP - Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa - também se encontra constantemente em processo de implantação de novas tecnologias, com qualificação dos recursos humanos, por meio de treinamentos, capacitações e educação permanente, com desenvolvimento e apoio à pesquisa, que oferece assistência integral, cuja abordagem interdisciplinar objetiva o diagnostico e a adesão das pessoas que vivem com HIV/Aids à Instituição e ao tratamento antirretroviral.

Na Bahia, desde 1984, quando foi notificado o primeiro caso de Aids, até o ano passado, os dados da Sesab mostram o registro de 10.234 casos da infecção, sendo 9.891 na população adulta. Desde a instituição, pelo Ministério da Saúde, da política de incentivo, a coordenação estadual tem intensificado esforços para aprimorar os processos de planejamento e programação das ações para melhorar a resposta à epidemia no estado.

Com a distribuição gratuita de medicamentos aos brasileiros que necessitam do tratamento de aids, houve um aumento na sobrevida e uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes portadores do HIV. Atualmente, cerca de 180 mil pessoas recebem tratamento de aids fornecido pelo Ministério da Saúde e distribuído gratuitamente na rede pública de saúde.

Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa - CEDAP

Rua Comendador José Alves Ferreira, 240, Garcia
CEP: 40.100-160 - Salvador, Bahia
Tels.: (71) 3116-8888 / 3116-8889
Fax: 3116-6008

Fonte:Sesab-Ba