terça-feira, 1 de março de 2011

Enfermagem e Medicina unidas em pról da saúde

Após ser recebido, no último dia 15, pelo plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM), o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dr. Manoel Carlos Neri da Silva convidou a presidência da autarquia para visita à sede do Cofen. O encontro aconteceu no último dia 23, quarta-feira, às 16h.

Dr. Manoel Carlos Neri da Silva acompanhado de sua vice-presidente, Dra. Julita Correia Feitosa; e de seus conselheiros recebeu o presidente do CFM, Dr. Roberto Luiz D'Ávila, e os conselheiros Dr. Aloísio Tibiriçá, Dr. José Hiran da Silva Gallo e Dr. Frederico Henrique de Melo.

Entre os conselheiros do Cofen presentes no encontro estavam o Dr. Gelson Luiz de Albuquerque (SC), Antônio Marcos Freire (PA), Antônio José Coutinho (ES), Betânia Maria Pereira (PB), Ivone Martini (SP), Isabel Cristina Reis (DF), Sueli Benta (MT), Rita de Cássia Chamma (SP), Márcia Cristina Rempel (PR), Márcio Barbosa (SE), Nadir Soares (RN), Osvaldo Albuquerque (CE), Solange Miranda (TO), Ivete Santos (GO) e Carlos Rinaldo Nogueira (AP).

De acordo com Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, recebê-los foi uma honra para o Conselho Federal de Enfermagem. “Estas duas visitas sinalizam, para o futuro, a possibilidade de construção de novas relações entre as duas autarquias”, afirmou. “A enfermagem e a medicina têm uma agenda política comum. Neste contexto, porque não unirmos esforços para nos fortalecer e buscar conquistas para as categorias e, inclusive, para a sociedade?”, sugeriu.

 Segundo o presidente do CFM, Dr. Roberto Luiz D'Ávila, a visita representou um momento histórico para a medicina e a enfermagem. “Estou muito feliz por ser recebido com tantos sorrisos”, agradeceu. “Me senti, verdadeiramente, acolhido com carinho, o que só reforça o momento propício para a nossa união”, indicou ao falar sobre a importância da parceria entre as duas categorias. “Será um mundo novo para nós, um caminho longo a ser construído. Mas, com certeza, proporcionará muitos benefícios”, completou. 

Uma das sugestões do presidente do CFM para a aproximação das categorias foi a realização de reuniões periódicas entre presidentes dos Conselhos Regionais de enfermagem e de medicina, com a participação dos presidentes dos Conselhos Federais. “Podemos fazê-las o quanto antes. Precisamos definir pautas estratégicas sobre nossas necessidades, para que possamos, juntos, discutir e alinhá-las à realidade vivida. Unidos só temos a ganhar”, reforçou.

Sobre o ato médico, assunto ainda em polêmico debate, Dr. Roberto Luiz D'Ávila falou: “Eu jamais viria ao Cofen para pedir apoio e aprovações. O projeto está em andamento, mas ainda há muito para debater, por isso, deixo a promessa de novos encontros”, avaliou. “E coloco à disposição da enfermagem nossa assessoria jurídica e nossos demais assessores para auxiliar no que for preciso”, afirmou. 

Segundo o 2º vice-presidente e conselheiro do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda, a visita da diretoria ao Cofen simboliza a união de esforços entre médicos e enfermeiros para trabalhar em pról da saúde do Brasil.  

Frederico Henrique de Melo, 2º tesoureiro e conselheiro do CFM, demonstrou sua felicidade por presenciar o encontro. “Temos enfrentado nos últimos tempos a mais absurda divergência entre as categorias de profissionais de saúde. Espero que esta visita seja, realmente, um marco para selar o fim desta luta tão boba”, argumentou. E deixou seu recado: “Tenho a certeza de que, unidos, iremos trilhar caminhos repletos de sucesso para todos”. 

O término da visita foi marcado pelas palavras dos presidentes do CFM e do Cofen. “Parabenizo o Cofen pelo trabalho realizado pela autarquia junto aos profissionais que exercem a enfermagem. Queremos o melhor para a sociedade e para a qualidade da assistência prestada aos enfermos”, afirmou finalizando seu discurso. O presidente do Cofen, Dr. Manoel Carlos Neri da Silva finalizou: “Agradeço aos senhores e espero que a partir de hoje possamos estar mais próximos para construir uma nova história.

Fonte: COFEN