quinta-feira, 31 de março de 2011

Anjos da Enfermagem - Núcleo Bahia realizam Campanha Higiene e Saúde



No último dia 29 os voluntários do Núcleo Bahia do Instituto Anjos da Enfermagem visitaram a Casa de Apoio a Criança com Câncer - GACC para realizar a entrega de 40 kits de higiene e saúde. Cada kit é composto por sabonetes, shampoo, condicionador, pente, toalha, hidratante, perfume, espelho, creme e escova de dentes. Ainda durante a visita, os voluntários desenvolveram atividades lúdicas com as crianças. No total, os itens arrecadados durante a campanha possibilitaram a composição de 80 kits completos. Sendo assim, outros  40 kits serão entregues a crianças visitadas pela ONG.

Os kits são resultado de semanas de atividades para arrecadação de itens de higiene pessoal. Esse ano, os voluntários do Núcleo Bahia conseguiram superar a meta de kits estabelecida pelo Instituto Anjos da Enfermagem. Uma vitória que está sendo comemorada por toda a instituição. 



Mais uma vez, o COREN-BA e os voluntários da UNIME e BAHIANA realizam o seu compromisso de Responsabilidade Social para com as crianças com câncer, atendidas em serviços de oncopediatria da cidade de Salvador.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Enfermeiro William Malagutti lança livro sobre Oncologia Pediátrica


É lançado no mercado editorial a primeira edição de Oncologia Pediátrica: uma abordagem multiprofissional, pela Editora Martinari - São Paulo, obra essa organizada pelo Enfermeiro William Malagutti.

A motivação principal desse projeto segundo o organizador é a escassez de publicações nacionais com enfoque multidisciplinar nesta área, tão delicada com uma visão mais abran­gente e global e possibilidade de contribuir com informações diversificadas nessa área tão específica da Medicina.  

Nessa situação especifica, em que há um diagnóstico de câncer nessas crianças, gera-se uma grande expectativa em pessoas de seu entorno: pais, familiares, bem como nos profis­sionais da equipe multiprofissional que convivem com esses pequenos clientes, devido ao prognóstico muitas vezes inconclusivo e/ou terminal e letal que decorrem dessas patologias oncológicas, gerando uma sensação de impotência e desesperança em todos os que estão direta e/ou indiretamente envolvidos com esses pacientes.  

O objetivo da obra é oferecer informação à profissionais, cuidadores e familiares que convivem dioturnamente com esse tipo de clientela, oferecendo informações técnicas e prá­ticas, para que o convívio direto com essas crianças seja menos invasivo, mais envolvente com competências técnicas, porém com grande teor humano.  Pelo aspecto multidisciplinar que as abordagens da obra requerem, foram convidados renomados profissionais colaboradores de diferentes categorias do Brasil, Chile, Espanha, Equador e Portugal, que prontamente aceitaram o desafio para contribuir com suas ricas experiências profissionais numa área tão árida, e muitas vezes pouco desvelada.  

O organizador acredita que com o relato dos colaboradores das diferentes áreas de atua­ção como: Enfermagem, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoau­diologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Musicoterapia, Ludoterapia, Biblioteconomia, Pedagogia, Educadores Físicos, Biólogos e Estatísticos, descritos aqui não por uma ordem seqüencial, mas pelo grau de importância que todos possuem, poder contribuir com a difusão desse conhecimento disseminado neste livro, na recuperação e/ou qualidade de assistência a pacientes oncológicos infantis nas Unidades de Oncologia Pediátrica, Unidades Ambulatoriais público-privadas, e mesmo em Serviços de Assistência Domiciliária, e que a obra possa ser o grande diferencial de informação junto à graduandos, pós graduandos e especialistas nesta área, além claro de pessoas afins interessadas nessa temática tão fascinante


Fonte: COFEN

terça-feira, 22 de março de 2011

Quinta-feira (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose



“Todos juntos contra a tuberculose na luta pela eliminação. Levante esta bandeira” é o lema, este ano, do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que acontece todos os anos no dia 24 de março. As precárias condições de vida de muitas populações em todo o mundo ainda contribuem para alta ocorrência de casos e muitas mortes por causa da tuberculose. O mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde, divulgado no final de 2010, revela que em 2009 foram notificados 5,8milhões de casos de tuberculose no mundo e 75.040 no Brasil. Na Bahia, em 2010, foram registrados 5.393 casos novos e 365 mortes óbitos.

Para chamar à atenção da sociedade em geral, no período de 21 a 25, em todas as regiões do estado, serão realizadas atividades que promovam o conhecimento da doença, tendo como objetivo mobilizar os compromissos políticos e sociais, sensibilizar a comunidade sobre o peso da doença, evidenciando a situação de controle e prevenção nacional, estadual, regional e local.

Dentro da programação, quinta-feira (24), na Praça da Piedade, das 8 às 17h, acontecerá o Fórum Baiano de Combate à Tuberculose, colegiado de instituições da sociedade civil, sendo uma atividade de mobilização em referência a luta contra a tuberculose, contando com a participação de entidades dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari. Na oportunidade, haverá a apresentação de peça de teatro, música, vídeos, distribuição de material educativo, com o apoio do PCT - Programa de Controle da Tuberculose/Sesab, PCT dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, Hospital Especializado Octávio Mangabeira e Laboratório Central (Lacen).

Nas 73 unidades de saúde do município de Salvador, com o PCT  implantado, serão intensificadas as atividades  no período de 21 a 25, palestras em sala de espera e na comunidade, intensificação da busca de SR na comunidade, distribuição de material educativo, reunião com líderes comunitários/ religiosos, café da manhã para pacientes e familiares nas unidades de saúde. Em Camaçari, na Praça Montenegro, será realizada uma Mini Feira de Saúde, no dia 23, das 9 às 16h, com o objetivo de divulgar informações sobre tuberculose para a comunidade local, identificar sintomáticos respiratórios, promover integração entre os que se envolvem com o controle da tuberculose. A programação inclui orientação sobre a doença por profissional de enfermagem e encaminhamento de pessoas com sintomas respiratórios para as Unidades de Saúde; atividades artísticas e culturais: cantores (voz e violão), peças de teatro e roda de samba.

Outras ações de saúde também estão previstas em Camaçari, entre elas estão: orientações sobre HIV e TB-HIV, com encaminhamentos para realização do teste, verificação de PA e glicemia; distribuição de brindes para quem responder corretamente perguntas sobre tuberculose e, a partir de quinta-feira (24), realização de palestras nas salas de espera de todas as unidades de saúde, palestras em comunidades, associações, casas de dependentes químicos, panfletagem em delegacias e bares, etc.

Em Lauro de Freitas, na manhã, do dia 24, acontecerá uma caminhada com profissionais, comunidade e ACS; em Itinga haverá distribuição de cartazes para serem afixados em farmácias, bares etc. Nas unidades de saúde de Areia Branca, Portão, Ambulatório do Centro, US de Vida Nova serão promovidas palestras em salas de espera para os usuários, busca ativa de sintomáticos respiratórios na comunidade juntamente com os ACS, coleta de material para pesquisa de BAAR, distribuição de folders com orientação, entrevistas na rádio comunitária de Areia Branca.

L.S./M.Tb.909-Ba
/tuberculose/semana

Fonte: SESAB-BA

terça-feira, 15 de março de 2011

No mês Março presentearemos com flores todas as mulheres e principalmente as profissionais de enfermagem.

Inscrições para o 14º CBCEN estão abertas





O 14º Congreso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que acontece no Centro de Convenções EXPOTRADE, em Curitiba (PR), entre os dias 08 e 11 de agosto, está com suas inscrições abertas, via internet, no endereço eletrônico www.14ºCBCENF.com.br.

Este ano os valores das inscrições para enfermeiros cem reais, técnicos setenta reais e auxiliares e estudantes cinquenta reais até o dia 31 de maio.

Segundo o coordenador do CBCENF, Magno Guedes, as inscrições estarão limitadas ao número de cinco mil participantes e, provisoriamente, não vão ser possíveis inscrições no dia do evento.

Fonte: COFEN

segunda-feira, 14 de março de 2011

RELAÇÃO DE MATRICULADOS PARA A TURMA 03 - CURSO CAPACITAÇÃO SAE



Informamos a programação e a relação de profissionais e estudantes matriculados para participar da terceira turma do Curso de Capacitação SAE - CTSAE - COREN-BA 


ADRIANA SANTOS
ADRIANA SIMÕES MOREIRA ROCHA
ANA CRISTINA DE BRITO ARAÚJO
ANA PATRÍCIA SANTANA SALLES
ANA PAULA FERREIRA RIBEIRO
ANDREA RIBEIRO DE OLIVEIRA QUEIROZ
ANDRÉIA SANTOS COELHO
ARIANE AGUIAR
CARLA DE ANDRADE ALVES
CLAUDIA MARINHO BARROS
CLAUDIA GEOVANA DA SILVA PIRES
CRISTIANE SILVA KRUSCHEWSKY
DANIELA BATISTA LINS
ELANE BARRETO REIS
ELIANE LIMA DA SILVA ROMÃO
FABIA MASCARENHAS CANDA SILVA
GRACIANNE MIRANDA
HANDREYS GORETH MAGALHÃES
ISABELA SOUSA SPINOLA
JOICE AMBRÓSIO OLIVEIRA
JUREMA SILVA DE OLIVEIRA
KATIANYS BARBOSA BATISTA
LADYMIRIAN DE OLIVEIRA SANTOS
LAISE OLIVEIRA DA SILVA
LARISSA DOS SANTOS CANSADO
LIGIA SOUSA
LILIAN MARTINS FERREIRA CASTRO
LUZIANA SANTOS DE ALMEIDA
MÁRCIA ARAÚJO DE SOUZA MATOS
MÁRCIA CRISTINA COSTA MELHOR
MARIA EMÍLIA DE SOUZA SILVA
MARIANA CERQUEIRA MARIANA
SAHADE DE SOUZA
MICHELE CUNHA DE JESUS
MILENA GOMES DO NASCIMENTO
MIRELE FIORENZA BORBOREMA CUSTÓDIO
MIRNA ANDRADE AMORIN
NILCEIA SANTOS
NIVIANE DE OLIVEIRA NORBERTO
OSNI SANTOS PAZ
PALOMA OLIVEIRA MAGNO
RAIMEIRE TORRES
RITA DE CÁSSIA ALVES DE JESUS LIMA
ROBERIO FIGUEIREDO DE SOUZA
ROSANA FREITAS AZEVEDO
ROSÂNGELA NASCIMENTO DANTAS
SAMARA RAQUEL GERALDO DE SANTANA
SARAH MILENA REIS SOUZA
SAULO RIBEIRO DA SILVA
SILVANA FREAZA DE MENEZES
SIRLEI SANTANA DE JESUS BRITO
SUELEM MATIAS SANTOS BARRETO
SUELI SOUZA PEREIRA
TAIS REBOUÇAS GARCIA
TARSILLA DANTAS
TELMA SUELY RIBEIRO SANTOS CRUZ
THAIS CARVALHO DOS ANJOS
THAISE CARDOSO DOURADO
VANESSA SILVA BASTOS
XÊNIA PAULAZAÍRA DE LIMA VIGO  

OBSERVAÇÃO: O profissional que não se fizer presente na primeira aula e não justificar sua ausência será considerado como desistente. Contato com a coordenação do curso, pode ser mantido via e-mail: ctsae@coren-ba.com.br  

Clique aqui e veja programação 

Coordenadores:
Enf. Rudval Souza da Silva
Enfa. Marilaine Matos de Menezes Ferreira 

Coren-BA retoma atividades do Projeto Crescer




Observando as mudanças crescentes no mercado de trabalho e na formação profissional, o COREN-BA dá continuidade às atividades do PROJETO CRESCER, com ações que possibilitem aos profissionais de Enfermagem a aquisição de novos conhecimentos e de habilidades, facilitando o desenvolvimento de competências, investindo assim no capital humano que é sem dúvida o nosso maior patrimônio.

Como parte do trabalho do Setor de Educação Permanente do Regional, o Projeto Crescer elaborou um cronograma de atividades, com Seminários e Palestras voltadas para oferecer suporte técnico-científico aos profissionais objetivando aperfeiçoar os seus conhecimentos, valorizando-os e qualificando-os para o aumento da qualidade e da produção no trabalho.

Assim, o PROJETO CRESCER reinicia em março suas atividades. Em paralelo aos Seminários que já fazem parte do calendário do Projeto desde 2009, serão promovidos CICLOS DE PALESTRAS proferidas nas Instituições de saúde. As palestras terão Temas sugeridos pelos profissionais de Enfermagem das diversas Instituições, aproximando os profissionais do seu Conselho, através da educação e ampliação dos conhecimentos.

Outra inovação é a inclusão no cronograma do Projeto, de capacitações também para os servidores do COREN-BA. O objetivo é cada vez mais CRESCER, para melhor atendê-los. Vamos em frente construindo um Conselho forte com a participação de todos.

terça-feira, 8 de março de 2011

Feliz Dia Internacional da Mulher

Já está no ar o site do 14CBCENF













No site estarão disponivéis informações, consulta de programações, agenda cultural, notícias, inscrições e o regimento interno para auxiliar os alunos de enfermagem e interessados em participar do evento.

Clique e confira o regimento do evento:

Fonte: COFEN

terça-feira, 1 de março de 2011

Enfermagem e Medicina unidas em pról da saúde

Após ser recebido, no último dia 15, pelo plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM), o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dr. Manoel Carlos Neri da Silva convidou a presidência da autarquia para visita à sede do Cofen. O encontro aconteceu no último dia 23, quarta-feira, às 16h.

Dr. Manoel Carlos Neri da Silva acompanhado de sua vice-presidente, Dra. Julita Correia Feitosa; e de seus conselheiros recebeu o presidente do CFM, Dr. Roberto Luiz D'Ávila, e os conselheiros Dr. Aloísio Tibiriçá, Dr. José Hiran da Silva Gallo e Dr. Frederico Henrique de Melo.

Entre os conselheiros do Cofen presentes no encontro estavam o Dr. Gelson Luiz de Albuquerque (SC), Antônio Marcos Freire (PA), Antônio José Coutinho (ES), Betânia Maria Pereira (PB), Ivone Martini (SP), Isabel Cristina Reis (DF), Sueli Benta (MT), Rita de Cássia Chamma (SP), Márcia Cristina Rempel (PR), Márcio Barbosa (SE), Nadir Soares (RN), Osvaldo Albuquerque (CE), Solange Miranda (TO), Ivete Santos (GO) e Carlos Rinaldo Nogueira (AP).

De acordo com Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, recebê-los foi uma honra para o Conselho Federal de Enfermagem. “Estas duas visitas sinalizam, para o futuro, a possibilidade de construção de novas relações entre as duas autarquias”, afirmou. “A enfermagem e a medicina têm uma agenda política comum. Neste contexto, porque não unirmos esforços para nos fortalecer e buscar conquistas para as categorias e, inclusive, para a sociedade?”, sugeriu.

 Segundo o presidente do CFM, Dr. Roberto Luiz D'Ávila, a visita representou um momento histórico para a medicina e a enfermagem. “Estou muito feliz por ser recebido com tantos sorrisos”, agradeceu. “Me senti, verdadeiramente, acolhido com carinho, o que só reforça o momento propício para a nossa união”, indicou ao falar sobre a importância da parceria entre as duas categorias. “Será um mundo novo para nós, um caminho longo a ser construído. Mas, com certeza, proporcionará muitos benefícios”, completou. 

Uma das sugestões do presidente do CFM para a aproximação das categorias foi a realização de reuniões periódicas entre presidentes dos Conselhos Regionais de enfermagem e de medicina, com a participação dos presidentes dos Conselhos Federais. “Podemos fazê-las o quanto antes. Precisamos definir pautas estratégicas sobre nossas necessidades, para que possamos, juntos, discutir e alinhá-las à realidade vivida. Unidos só temos a ganhar”, reforçou.

Sobre o ato médico, assunto ainda em polêmico debate, Dr. Roberto Luiz D'Ávila falou: “Eu jamais viria ao Cofen para pedir apoio e aprovações. O projeto está em andamento, mas ainda há muito para debater, por isso, deixo a promessa de novos encontros”, avaliou. “E coloco à disposição da enfermagem nossa assessoria jurídica e nossos demais assessores para auxiliar no que for preciso”, afirmou. 

Segundo o 2º vice-presidente e conselheiro do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda, a visita da diretoria ao Cofen simboliza a união de esforços entre médicos e enfermeiros para trabalhar em pról da saúde do Brasil.  

Frederico Henrique de Melo, 2º tesoureiro e conselheiro do CFM, demonstrou sua felicidade por presenciar o encontro. “Temos enfrentado nos últimos tempos a mais absurda divergência entre as categorias de profissionais de saúde. Espero que esta visita seja, realmente, um marco para selar o fim desta luta tão boba”, argumentou. E deixou seu recado: “Tenho a certeza de que, unidos, iremos trilhar caminhos repletos de sucesso para todos”. 

O término da visita foi marcado pelas palavras dos presidentes do CFM e do Cofen. “Parabenizo o Cofen pelo trabalho realizado pela autarquia junto aos profissionais que exercem a enfermagem. Queremos o melhor para a sociedade e para a qualidade da assistência prestada aos enfermos”, afirmou finalizando seu discurso. O presidente do Cofen, Dr. Manoel Carlos Neri da Silva finalizou: “Agradeço aos senhores e espero que a partir de hoje possamos estar mais próximos para construir uma nova história.

Fonte: COFEN