terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Enfermagem: Quantos somos X Onde estamos


Com a divulgação oficial do Censo 2010, realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e de posse da inquietude e curiosidade peculiar ao profissional enfermeiro, Sérgio Luz, Gestor do Portal da Enfermagem, resolveu estabelecer o coeficiente do número de profissionais de Enfermagem em relação ao número de habitantes da unidade federativa. 

“Ao concluir a elaboração de mais uma palestra, desta vez para o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que foi apresentada no 13º CBCENF – Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, realizado no mês de setembro de 2010, em Natal, RN, reuni dados estatísticos referentes ao número de profissionais e respectivas categorias dos 27 Conselhos Regionais”, explica Luz. 

Os dados foram trabalhados com base na relação número de profissionais de enfermagem por 1000 habitantes e apresentados em forma de tabelas especificando as cinco regiões e os estados brasileiros. 

De acordo com o Censo 2010, o Brasil possui 190.732.694 habitantes, demonstrando que em uma década a população cresceu 12,3%. Nesta mesma crescente está a área da Enfermagem, que hoje contabiliza 1.480.653 profissionais.  

Em março de 2005, a OPAS (Organização Panamericana de Saúde) divulgou o estudo “Brasil: O perfil do sistema de serviços de saúde”, onde constatou que, em 2001, o Brasil possuía 3,41 profissionais de enfermagem por 1000 habitantes, verifica-se que em nove anos houve um aumento no coeficiente de 127 %, ou seja, 7,76. 

“Apesar do aumento, ainda estamos abaixo da expectativa da OMS (Organização Mundial da Saúde)”, esclarece o gestor, que cita o exemplo do preconizado pela instituição em relação ao número de enfermeiros por 1000 habitantes, que é de 2,0 e os dados abaixo mostram o coeficiente de 1,43. 

A região Sudeste continua sendo a mais populosa, totalizando mais de 80 milhões de cidadãos, e é também nesta região brasileira que se encontra o maior contingente de profissionais da enfermagem - 758.519, ou seja, 52,3 % da força de trabalho do território nacional. 

É importante ressaltar que o fato de a região ou estado apresentarem um baixo coeficiente na relação número de profissionais por número de habitantes, não suscita que haja mercado de trabalho na localidade. Para isso é fundamental estudos aprofundados que possam relacionar esses dados com outros indicadores, tais como: programas de saúde, número de universidades, leitos, instituições hospitalares públicas e privadas, dentre outros. Os números relativos aos profissionais atestam sua filiação, porém não garantem que os mesmo estejam inseridos no mercado de trabalho. 

“Espero que as informações possam contribuir com os colegas pesquisadores na elaboração de estudos que permitam o contínuo crescimento de nossa profissão”, enfatiza Luz. 

Clique aqui e veja materia na integra sobre esta pesquisa inédita realizada pelo enfermeiro Sérgio Luz e o resumo dos dados levando-se em consideração a maior e menor concentração de profissionais e categorias por região e estado brasileiro.

Fonte: Portal da Enfermagem  www.portaldaenfermagem.com.br

Fundada a Angepe - Associaçăo nacional de Gestăo de Pessoas em Enfermagem

No último dia 30 de novembro, na cidade de Presidente Prudente, em São Paulo, durante o II Fórum Paulista de RH, evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), foi constituída a Associação Nacional de Gestão de Pessoas em Enfermagem – Angepe.

A entidade, que chega em um momento propício para os enfermeiros que atuam na área de Gestão de Pessoas, irá englobar processos e atividades inerentes à especialidade, a saber:

– Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoal.
– Programas de treinamento e aperfeiçoamento de Pessoal.
– Programas de Avaliação de Desempenho.
– Plano de Cargos e Salários e desenvolvimento de Carreira.
– Mapeamento de Competências.
– Movimentação de Pessoal.
– Clima Organizacional.
– Programa de Benefícios.
– Dimensionamento de Pessoal.
– Saúde Ocupacional
– Cumprimento da legislação trabalhista – CLT.

Serão finalidades da Angepe:
I - Congregar profissionais de todo o território nacional, que exerçam atividades na área de gestão de pessoas em enfermagem, buscando o aprimoramento e atualização desta especialidade;

II - promover, divulgar e incentivar o intercâmbio técnico-científico e sua aplicação em benefício profissional e social, na área de gestão de pessoas;

III - estabelecer interrelacionamento com órgãos governamentais, conselhos de classe profissional, associações congêneres, nacionais e internacionais, visando o aprimoramento e a divulgação da área de gestão de pessoas em enfermagem;

IV - promover congressos, simpósios, jornadas, seminários,reuniões e cursos de atualização, atividade culturais, sociais e de lazer que promovam o desenvolvimento profissional dos associados;

V - Instituir grupos de estudo e comissões com participação de profissionais de enfermagem e outros profissionais da equipe de saúde para discussão de assuntos relativos à gestão de pessoas em enfermagem;

VI - Apoiar e divulgar trabalhos e estudos de interesse da enfermagem no âmbito da gestão de pessoas, mantendo um banco de dados para pesquisa;

Segundo o enfermeiro Sérgio Luz, presidente da Angepe, “são as pessoas que fazem mover os mais complexos dos processos de trabalho, portanto, não poderíamos deixar a área de enfermagem desprovida de uma associação que norteará ações e recomendações de boas práticas, contribuindo com o desenvolvimento dos nossos profissionais”.
Neste momento estão sendo realizados os trâmites de registro da Angepe junto aos órgãos competentes e a elaboração do site. Em breve a Associação divulgará suas primeiras ações.
A Angepe está realizando um cadastro nacional de profissionais que atuam nos segmentos Educação Continuada, Educação em Serviços, Educação Permanente – Gestão de Pessoas.

Para mais informações: angepe@angepe.com.br

Diretoria Angepe | Gestão 2010-2014
Sérgio Luz - Presidente
Solange Antonelli - Vice-presidente
Maria Alice P.L.P.Lisboa - Primeira Secretária
Maria do Carmo Lourenço Haddad - Segunda Secretária
Maria Antonia de Andrade Dias - Primeira Tesoureiro
Ana Lucia Queiroz Bezerra - Segunda Tesoureiro
Maria Aparecida de Camargo Souza Baptista - Diretora de Práticas Profissionais
Cilene Aparecida Costardi Ide - Diretora Científica
Aline Laurenti Cheregatti - Diretora de Divulgação Social
Ligia Bueno Assumpção - Diretora de Eventos
Tania Baraúna - Diretora de Assuntos Internacionais

Conselho Fiscal
Lore Cecília Marx
Floracy Gomes Ribeiro
Maria Julia Paes da Silva

Angepe
Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 1892 | sala 52
Bela Vista | São Paulo-SP | CEP. 01318-002
(11) 2539-1222    (11) 2539-1222    

Fonte: Angepe

Seminário realizado em Salvador encerra programação do Projeto Crescer neste ano

Encerrou-se no último dia três, a programação de 2010 do Projeto Crescer, com um Seminário  que ocorreu nos dias 02 e 03 de dezembro, no Auditório Galícia no centro médico do Hospital Espanhol.
 
O evento contou com uma apresentação Teatral coordenada pelo Dr. Carlos Wladmir Santana Neco, que com o tema “Contribuição da Enfermagem no Controle da Infecção Hospitalar”, contou com a participação de 04 enfermeiros, 02 médicos e 01 técnico de enfermagem, que de forma criativa, através de um texto bem humorado, mostrou aos presentes, os riscos acarretados pela ausência de medidas de prevenção às infecções. 


A Presidente do COREN-BA Enfª Gícele Dórea durante a cerimônia de abertura do evento, proferiu um breve relato sobre as realizações à frente do Conselho, dando ênfase à aquisição da nova sede que deverá ser reformada, provavelmente, a partir de janeiro de 2011 e que dará maior conforto aos profissionais e colaboradores.

A presidente também parabenizou a coordenadora do Projeto Crescer , enfermeira Maria Lucia Almeida Farias, pelo êxito do evento, concluindo que a proposta do Conselho, através do Projeto Crescer é investir cada vez mais no aprimoramento dos profissionais, não só na questão técnica, científica, como também na humanística.
 

A mesa de abertura foi composta pelo Superintendente Médico do Hospital Espanhol Dr. Ângelo Augusto Philocreon de Castro Lima, pela Gerente de Enfermagem do Hospital Espanhol Enfª Adira Amélia Santos Freitas, pelo vice-presidente do SINTEFEM   Sr. Marcos Tadeu Leite Farias e pela Presidente do COREN-BA Dra. Gícele Dórea.


Foram proferidas palestras sobre “Novo olhar sobre Segurança do Paciente”  pela Enfª Márcia Ferraz de Oliveira do Hospital Aliança – Coord. Do Pólo Bahia de Segurança do Paciente, “Acolhimento com classficação de risco” pela Enfª Daiane Carla de Meneses Simões Enfª da Unidade de emergência de São Marcos, “Motivação” pelo Profº Dr. Jamiro da Silva Wanderley,  da Clínica Médica da UNICAMP, encerrando-se com “Sistematização da Assistência da Enfermagem X Registros de Enfermagem – uma exigência legal” pelos Conselheiros do COREN-BA, Enfº Rudval Souza da Sillva e Enfª Marilaine Matos de M. Ferreira.