terça-feira, 26 de outubro de 2010

Seminário do Coren-BA reúne profissionais e estudantes de Enfermagem


Estudantes e profissionais de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde participaram do seminário promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-Ba) no último dia 19. O evento foi realizado no auditório da própria Secretaria e encerrado na quarta-feira, dia 20.

Na abertura do encontro, o Secretário de Saúde Rafael Pinto Cordeiro destacou a importância da iniciativa. “Acredito que o enfermeiro, sem desmerecer as outras profissões, é um dos profissionais mais presentes no dia a dia das ações de saúde. Eventos como este proporcionam a capacitação contínua destas pessoas, tão importantes no serviço de saúde”, salientou o Secretário.

A presidente do Coren-Ba Gícele Dórea ressaltou que os temas das palestras do evento foram escolhidos pelos próprios participantes. “Os assuntos que estamos trazendo partiram de sugestões dos próprios profissionais e estudantes de enfermagem”, frisou. Os temas “Responsabilidades Éticas e Legais da Enfermagem” e “Atuação da Enfermagem no Atendimento Pré-hospitalar” foram parte da programação da manhã da terça-feira. À tarde, foram realizadas palestras sobre “Tratamento de Feridas e Atuação da Enfermagem” e “Responsabilidade do Enfermeiro Frente aos Protocolos da Atenção Básica”.

Na quarta-feira foram apresentados os assuntos “Humanização da Assistência de Enfermagem” e “Sistematização da Assistência de Enfermagem (Sae) – Uma Exigência Legal”. Enfermeiros e estudantes que atuam em outros órgãos e cidades da região também estiveram presentes no encontro.

domingo, 24 de outubro de 2010

Conferência e mesa redonda tratam da organização político-profissional durante o Congresso de Enfermagem

Maria Auxiliadora Córdova Christófaro divide com os participantes do Congresso sua história de liderança, e a tortura sofrida na época da ditadura, como prévia à mesa redonda.



Antes de iniciar a discussão teórica, Maria Auxiliadora contou sua história de liderança e revelou a tortura sofrida nos porões da ditadura. “Meus alunos estão sentados aqui surpresos. Eu nunca tinha contado isso a eles”, disse. A professora aprofundou conceitos sobre organização da profissão, ética e moral, e defendeu a valorização do profissional de Enfermagem. “Quem levou a vacinação de varíola para o Vale de Jequitinhonha? Foram os enfermeiros e os trabalhadores do atendimento básico. E nós não valorizamos isso”, disse.

Em seguida, a mesa redonda de mesmo tema trouxe representantes de organizações políticas da categoria, como ABEn, Cofen e FNE. A presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Sílvia Casagrande, relatou que já houve um projeto de lei para diminuição da jornada de trabalho dos enfermeiros para 30 horas. “A pressão da patronal para não ver nossa reivindicação atendida é muito grande”, concluiu.

Manoel Néri da Silva, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), defendeu o fortalecimento da categoria através da através da atuação conjunta das organizações. “O Conselho é uma autarquia pública que possui limites legais, mas é preciso inovar e caminharmos todos juntos”.

A presidente da ABEn, Maria Goretti David Lopes, lembrou que a Associação já tem 84 anos e que, diferente do Cofen e FNE, é uma entidade civil de caráter privado. “Entendemos que devemos respeitar as competências de cada organização, mas com articulação na defesa dos interessas da Enfermagem”.
Substituindo o palestrante Gastão Wagner, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-presidente da ABEN Nacional, Maria Auxiliadora Córdova Christófaro, discursou na conferência sobre Organização Político Profissional: Responsabilidade Ética. A atividade foi uma preparação à mesa redonda que reuniu a atual presidente da ABEn, Maria Goretti David Lopes e do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva, e a presidente da FNE, Sílvia Casagrande.

Clique aqui e saiba tudo que aconteceu no 62º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem

Fonte : abenventos

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Seleção Anjos da Enfermagem núcleo Bahia 2010/2011

A seleção para a turma de Anjos da Enfermagem 2010 - 2011 do estado da Bahia, acontecerá entre os dias 3 e 6 de novembro, na Faculdade Bahiana FBDC – Campus Cabula.

Período de inscrição: 18 a 29 de outubro de 2010

Período de seleção: 03 a 06 de novembro de 2010 

Local de Inscrição:  Coordenação do Curso de Enfermagem das Universidades parceiras do Projeto: BAHIANA e UNIME

Serão selecionados 08(oito) estudantes de Enfermagem, para atuação voluntária no Programa Anjos da Enfermagem: educação em saúde através do lúdico, sendo quatro (04) vagas para cada faculdade: Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências – BAHIANA e a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura S/C LTDA – UNIME
O processo seletivo será dividido em duas etapas, uma será a análise de perfil com entrevista técnica e a segunda etapa uma oficina.

O programa Anjos da Enfermagem integra alunos do curso de Enfermagem em ações sociais de assistência e apoio às crianças com câncer.
Acesse aqui o Edital de Seleção dos Anjos 2010/2011 

  

Anjos de Enfermagem – Núcleo Bahia
Coordenação Estadual – Enfº Rudval Souza
Coordenador Local: BAHIANA  -  Enfª Thais Calasans                                
                             UNIME  -  Enfª Erika Meyer

Riscos Ocupacionais é tema de entrevista

A Conselheira Angélica Guglielmi, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), concedeu entrevista ao Portal da Enfermagem sobre 'Riscos Ocupacionais',
assunto que deveria ser uma das principais preocupações dos empregados e seus empregadores. “A maioria dos profissionais de saúde não se dá conta a quantos riscos estamos expostos diariamente, em cada processo do cuidar. Somos formados para cuidar da saúde do outro e esquecemos que também devemos cuidar da nossa saúde”, explica a enfermeira Angélica, especialista em Enfermagem do Trabalho.

Confira a entrevista na íntegra clicando aqui: Portal da Enfermagem

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Presidenciáveis manifestam apoio às 30 horas através de carta aos profissionais da Enfermagem

30 horas.JPGOs candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), encaminharam carta aos profissionais de enfermagem onde firmam seu compromisso com a saúde brasileira, caso sejam eleitos. 
 
 “Assumo com vocês, se eleita Presidente da República, o compromisso de apoiar a aprovação de iniciativas legislativas que garantam a jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem, como o Projeto de Lei nº 2295/00 na Câmara de Deputados, bemcomo as medidas necessárias para sua implementação, uma prática que já é presente em vários municípios e estados brasileiros”, enfatiza a candidata petista. 

Para o tucano José Serra, a jornada de 30horas não é um privilégio, nem uma reivindicação corporativa. “Diz respeito à necessidade de prover um padrão desejável para a prática da boa qualidade da Enfermagem no país, com grande impacto na assistência à população. A jornada de 30 horas é viável, tanto em hospitais quanto na atenção básica em saúde, e já foi conquistada em diversas instituições de saúde”, declara o tucano, ao prometer, caso eleito, viabilizar sua em implantação em todos os serviços de saúde do país. 

Confira aqui a íntegra das cartas:

 - Carta Dilma Rousseff 


Fonte: COFEN

Um dos pontos em comum de ambos os documentos trata do apoio ao Projeto de Lei 2295/2000 que institui a jornada de trabalho de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

2º Curso de Instrução, Atualização e Julgamento do Processo Ético é realizado em Salvador

Promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem - Cofen, com apoio do COREN-BA, o 2º Curso de Instrução, Atualização e Julgamento do Processo Ético foi realizado em Salvador nos dias 6, 7 e 8 de outubro. O evento tratou do novo Código de Processo Ético – Disciplinar da Enfermagem, que entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2011.

Estiveram presentes no evento presidentes, assessores jurídicos e conselheiros  responsáveis pela instrução de processos éticos do Coren-BA, Coren-DF, Coren-GO, Coren-MA, Coren-MG, Coren-MS, Coren-MT. Participaram da mesa de abertura do evento o presidente do COFEN Dr. Manoel Carlos Neri, a presidente do COREN-BA enfermeira Gícele Dória e a Conselheira Federal enfermeira Nadir Soares Vila Nova.
 A presidente do Coren-BA, Gícele Dórea, falou sobre a importância de capacitar os colaboradores. Gícele aproveitou para parabenizar o COFEN por esta iniciativa e ressaltar que é imprescindível preparar adequadamente os Conselhos no cumprimento de suas atribuições, atendendo o que confere os novos dispositivos da Resolução Cofen 370.
A Conselheira Federal Dra Rita Chamma participou do curso e o avaliou como uma ótima iniciativa, pró-ativa no sentido de discutir a resolução antes de ser implementada, uma vez que permite aos participantes dirimir dúvidas. Dra. Rita ressalta que, por outro lado, o encontro permite ao COFEN detectar possíveis dificuldades no trabalho com a referida resolução. “No decorrer do curso podemos observar a troca de experiência, além da integração dos participantes, o que enriquece com certeza todos os Conselhos Regionais e o COFEN”, afirma Rita. 
É importante ressaltar que as apresentações teóricas foram didáticas, abrangentes e ao mesmo tempo minuciosas, trazendo especificamente as mudanças que a nova resolução traz em relação a anterior. “Acredito que o grupo possa detectar as dificuldades encontradas e, após avaliá-las continuar oferecendo o curso, cada vez com mais qualidade. Ao mesmo tempo, parabenizo o COREN-BA pela organização, apoio, e pelo modo bahiano tão peculiar e gostoso de receber”, finaliza Rita Chamma.

Seminário do Projeto Crescer promovido pelo COREN-BA na cidade de Paulo Afonso

O COREN-BA promoveu o Seminário do Projeto Crescer em Paulo Afonso nos dias 06 e 07 de outubro. Durante o evento, realizado na Câmara de Vereadores, profissionais e estudantes de Enfermagem tiveram a oportunidade de trocar informações e aprimorar seus conhecimentos sobre o mercado.
A comunicação é fator imprescindível para o estabelecimento da humanização, assim como as condições técnicas e materiais. Construir uma rede de diálogo que pense e promova ações singulares, onde se possa resgatar o sentido da humanização na assistência a saúde do ser humano, refletindo sobre as práticas do serviço de saúde hospitalar no cuidado ao humano, resgatando a história da humanização e a formação do profissional para o cuidado humanizado. 

Todos temas abordados são resultados de pesquisas realizadas na primeira edição do Projeto no ano de 2009. De acordo com o levantamento de necessidades, foram priorizadas as mais freqüentes, sinalizadas por profissionais de cada região. Através do apoio de entidades locais juntamente com o Fiscal da Subseção, o evento buscou identificar profissionais com potencial, experiência e interesse em palestrar, para fazer seus relatos de experiência e assim tirar dúvidas e transmitir e aprimorar conhecimentos. 


O Projeto Crescer vem atingindo seu objetivo de levar aos profissionais de enfermagem de todo o estado, atualização e aprimoramento, em cumprimento à norma legal determinada na Lei 5.905/73 – art. 8º, inciso X –  promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional. 


O COREN-BA agradece a participação no Seminário realizado na cidade de Paulo Afonso e aproveita para convidar os profissionais da cidade de Feira de Santana e regiões circunvizinhas para o próximo Seminário a ser realizado nos dias 19 e 20 de outubro no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhe a programação no nosso site

 A Enfermeira Conselheira do COREN-BA Charline Portugal representou a Presidente Gícele Dórea, proferindo palestra sobre Humanização da Assistência de Enfermagem, onde foi abordada a ética, legislação e o compromisso do profissional quanto a importância da assistência prestada ao cliente e das relações com as equipes de trabalho. Charline finalizou a palestra dizendo que “a solidariedade, o respeito humano e o resgate dos valores da ética e da moral são importantes para humanização na saúde”. 
            

COREN-BA destaca importância do Sistema COFEN/Conselhos Regionais no I Encontro realizado pelo SINTEFEM

Atendendo convite, o COREN-BA participou do 1º Encontro do Sindicato Intermunicipal Técnico de Enfermagem e Patologia Clínica e Trabalho (SINTEFEM), realizado no dia 24 de setembro, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia. Durante o evento foram ministradas palestras sobre “Saúde, Sexualidade e Qualidade”, “Direito Trabalhista e a Estrutura Sindical”, “Importância do Conselho para o Profissional de Saúde” e “Trabalho no Brasil”.
Lucia Farias falou, ainda, das ações do COREN-BA na gestão presidida por Gícele Dórea e das parcerias na luta pelas 30 horas e conclui afirmando que “até hoje não nos damos conta de quanto somos fortes”. A profissional aproveitou para convocar a classe a se unir em prol da causa de uma enfermagem de qualidade. 
Apesar da Bahia ter um total de 93.111 profissionais inscritos no COREN-BA, dos quais 79% são Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, é percebida uma baixa participação destes nos eventos promovidos para a categoria.  O COREN-BA está investindo na maior divulgação de seus eventos, para conhecer mais as dificuldades e o cotidiano de trabalho de todos os profissionais. 

O Sistema COFEN/Conselhos Regionais está apoiando todas as lutas da classe, e a união entre todos os órgãos e entidades que congregam a enfermagem, bem como realizando seu papel de órgão disciplinador e fiscalizador da profissão. Além disso vem investindo no aprimoramento e na qualificação dos profissionais, ministrando gratuitamente cursos, seminários, palestras, dentre outros. E só com o fortalecimento da classe que podemos conquistar melhorias, e é na busca incessante por conhecimento que vamos fazer uma Enfermagem digna e humana. 


Representando a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, a coordenadora do Projeto de Educação continuada, enfermeira Lucia Farias explanou sobre a importância do Sistema COFEN/Conselhos Regionais, suas normas, princípios e diretrizes, e destacou a importância do profissional na busca por seus direitos e deveres bem como os aspectos humanísticos do cuidar profissional.